Page 13 - index
P. 13

  Para aceder ao Monte, foi lançado em 1893 um comboio, ligando a estação do Pombal localizada a 60m de altitude ao Terreiro da Luta localizado a 850m de altitude, numa extensão total de 3.911 metros. Este comboio viria contudo a ser desmantelado e vendido em 1943, ficando a Madeira novamente sem qualquer ligação ferroviária.
Dado que muitas vezes era muito mais simples ir de um ponto a outro da costa por mar do que por terra, o transporte por via marítima veio a organizar-se em carreiras regulares que ligavam as populações costeiras da Madeira, transportando pessoas e mercadorias para quebrar o isolamento e manter a sua subsistência, só deixando de efetuar estas ligações em finais da década de 1970.
O Porto do Funchal, com a extensão que tem hoje, ficou concluído em 1962 e liga dois antigos ilhéus. Graças a estes melhoramentos, e à tradição turística da Ilha, a baía do Funchal é palco de uma das maiores concentrações de paquetes de cruzeiros do Mundo na noite de São Silvestre para assistir ao deslumbrante espetáculo do fogo-de-artifício.
No domínio dos transportes aéreos, o hidroavião destacou-se por ligar a Ilha ao exterior antes mesmo da construção do aeroporto da Madeira em 1964. Estes amarravam na baía do Funchal. O primeiro raid internacional sob o Atlântico, que ocorreu em 1921, protagonizado pelos pilotos Sacadura Cabral, Gago Coutinho e Ortins Bettencourt, teve como destino o porto do Funchal e serviu de ensaio para a que aqueles dois primeiros pilotos efetuariam no ano seguinte entre Lisboa e o Rio de Janeiro.
Hoje, alguns destes modos de transporte descritos são atrações turísticas que pretendem recriar vivências tradicionais. Mas despontaram
também recentemente, e ao longo de toda a costa, diversos elevadores
e teleféricos, utilizados para aceder a campos de cultivo e a zonas que antigamente só eram acessíveis por barco devido às acentuadas escarpas e que são muito procurados quer pelos locais, quer pelos visitantes.
Entre os modos de transporte ancestrais, é incontornável referir as excitantes caminhadas em Levadas. Construídas pelos homens desde os primórdios da colonização da Madeira, as Levadas conduzem de forma engenhosa a água desde os picos da Ilha até às áreas agrícolas localizadas em cotas inferiores e ao longo da costa Sul. Estima-se que existam cerca de 200 Levadas na Madeira, compreendendo um total de 2.000 km, 40 dos quais efetuados em túnel. Elas proporcionam energia hidroelétrica mas também vistas assombrosas da Ilha.
13
      

























































































   11   12   13   14   15