Page 11 - index
P. 11

  11
  História da Madeira
Descobrimentos
As ilhas da Madeira e do Porto Santo foram descobertas oficialmente pelos navegadores portugueses Tristão Vaz Teixeira, Bartolomeu Perestrelo e João Gonçalves Zarco em 1419.
Na realidade, estes navegadores descobriram inicialmente a ilha do Porto Santo (1418) na sequência de uma tempestade ocorrida em alto-mar, em que a embarcação foi afastada da sua rota, pela costa de África, devido ao mau tempo; depois de muitos dias à deriva pelo alto mar, avistaram uma pequena ilha a que chamaram Porto Seguro, Porto Santo, pois salvou a tripulação de Zarco de um destino fatídico. Um ano após a descoberta do Porto Santo chegam à ilha da Madeira em 1419.
O seu nome julga-se ter sido atribuído por este último navegador, que apelidou a ilha de ‘Madeira’ devido à abundância desta matéria-prima.
Colonização
Tendo sido notadas as potencialidades das ilhas, bem como a importância estratégica destas, iniciou-se, por volta de 1425, a colonização por ordem do rei D. João I.
Os primeiros colonos, para auferirem de condições mínimas para o desenvolvimento da agricultura na ilha, tiveram que desbastar uma
parte da densa floresta e construir um grande número de canais de água (levadas) para transportar as águas que abundavam na costa norte para a costa sul da ilha.
Economia regional
No início do seu povoamento, foram introduzidas algumas culturas agrícolas como a cana-de-açúcar, que rapidamente conferiu à metrópole funchalense uma franca prosperidade económica. Assim, na segunda metade do século XV, a cidade do Funchal tornou-se porto de escala obrigatório para as rotas comerciais europeias.
O interesse económico e estratégico da ilha para a Coroa era notório pelas constantes encomendas de pintura e escultura flamengas com que foram ornamentadas as igrejas e capelas da Madeira.
Os séculos XVII e XVIII ficaram marcados pelo aparecimento de uma nova cultura que impulsionaria novamente a economia da Madeira: o vinho.
Ao longo dos séculos XIX e XX, a Madeira floresceu para o nascimento do sector turístico, tornando-se rapidamente numa referência obrigatória para a aristocracia europeia que aqui fixou residência temporária, atraída pelas qualidades terapêuticas naturais da ilha.
Localização e Clima
O arquipélago da Madeira encontra-se situado no oceano Atlântico, distando 500 km da costa africana e 1000 km do continente europeu, ou seja a 1H30 minutos de voo a partir da cidade de Lisboa.
As ilhas da Madeira e do Porto Santo, bem como as inabitadas ilhas Selvagens e Desertas, constituem o arquipélago da Madeira que foi descoberto pelos portugueses em 1418.
Este arquipélago com uma longitude compreendida entre 16° 16’30’’W e 17° 16’38’’W, localiza- se entre os paralelos de 32° 22’ 20’’ N e 33° 7’ 50’’.
A sua posição geográfica privilegiada e a sua orografia montanhosa, conferem à ilha
da Madeira uma espantosa amenidade climática com temperaturas médias muito suaves e uma humidade moderada.
A ilha da Madeira tem uma área de 741 Km2 (57 km de comprimento e 22 km de largura).
As temperaturas oscilam entre os 25o no Verão e os 17oC no Inverno.
A água do mar é igualmente muito temperada, por influência da corrente quente do Golfo, apresentando médias no Verão de 22° C e no Inverno de 18oC.
      










































































   9   10   11   12   13