ESCOLHA A CARREIRA Calendário Escolar
 
Percursos Carreiras / Bus route maps
Perguntas Frequentes - Novo Tarifário

Perguntas Frequentes - Novo Tarifário

1.  Que tipos de cartões GIRO passe existem?. 1

2.  Quem pode beneficiar de Passe Gratuito?. 2

3.  Não tenho Passe, como posso ter acesso ao passe gratuito?. 2

4.  Já tenho passe e costumo carregar mensalmente, como posso fazer para ter o passe gratuito?  3

5.  Já tenho Passe, posso carregar o Passe Gratuito num agente Payshop ou nos CTT?. 3

6.  Qual a validade dos Passes gratuitos?. 3

7.  O meu passe era comprado/carregado diretamente na escola, o que tenho que fazer?. 4

8.  O meu Passe era o Sub@23, o que tenho que fazer?. 4

9.  O meu passe era o Social Estudante, mas tenho mais do que 23 anos. O que tenho que fazer?. 4

10. O Passe do meu filho é o Social Criança, o que tenho que fazer?. 4

11. Sou estudante até aos 23 anos e estudo num estabelecimento de ensino fora da Região. Posso beneficiar do Passe Social 4_23?. 4

12. Frequento um intercâmbio e/ou estágio na Região. Posso beneficiar do Passe Social 4_23?. 4

13. Onde ficam os balcões de atendimento da Horários do Funchal?. 5

14. Esclarecimento de dúvidas. 5

 

 

 

1.  Que tipos de cartões GIRO passe existem?

Além do cartão GIRO passe com tecnologia sem-contacto, a partir do dia 15/01/2024, os passes gratuitos, nomeadamente 4_23, +65, Antigo Combatente, Invalidez 0 e Reformado 0, são emitidos em cartão plastificado.

Os cartões GIRO plastificados são apenas exibidos ao motorista e sempre que solicitado.

 

2.  Quem pode benefeciar de Passe Gratuito?

·  Quem tem 65 anos ou mais;

·  Estudantes até aos 23 anos (inclusive) e matriculados numa instituição de ensino  regional, no ano letivo a decorrer;

Para além destes, mantêm-se os seguintes Passes Socais Gratuitos:

·  Antigo Combatente;

·  Invalidez 0;

·  Reformado 0 (que substitui o Passe Pensionista 0).

 

3.  Não tenho Passe, como posso ter acesso ao passe gratuito?

Primeiro tem de verificar se se enquadra num dos seguintes passes gratuitos.

·  Passe Social +65;

·  Passe Social 4_23;

·  Passe Social Antigo Combatente;

·  Passe Social invalidez 0;

·  Passe Social Reformado 0.

Em caso afirmativo, terá de se dirigir à Loja HF – Anadia, e entregar a documentação necessária.

Documentos para emissão do GIRO Passe:


·  1 fotografia recente tipo passe;

 

·   Cartão de cidadão. Caso não possua o Cartão de cidadão deve apresentar em alternativa o Bilhete de Identidade e Cartão de identificação fiscal.

 

A emissão de um novo passe, tem um custo de €5,00.

 

Documentos para carregamento do Passe:

Passe Social +65


·  Comprovativo domicílio fiscal emitido pelas finanças ou declaração de residência emitida pela junta de freguesia;

 

Passe Social 4_23

· Comprovativo de matrícula no ano letivo a decorrer em qualquer estabelecimento de ensino ou instituição de educação especial da Região Autónoma da Madeira.

 

Passe Social Antigo Combatente

·  Cópia do Cartão de Antigo Combatente ou do Cartão de Viúva ou de Viúvo de Antigo Combatente, devendo ser apresentado o original do cartão.

 

Passe Social invalidez 0

·  Comprovativo domicílio fiscal emitido pelas finanças ou declaração de residência emitida pela junta de freguesia;

·   Cópia da última declaração de rendimentos e respetiva nota de liquidação;

·   Quando aplicável, declaração emitida pelos competentes serviços da Administração Fiscal que ateste a dispensa de apresentação da declaração de rendimentos dos sujeitos passivos do agregado familiar;

·    Quando aplicável, documento comprovativo da titularidade de alguma das seguintes prestações sociais:

-  Comprovativo de invalidez;

-  Pensão social de invalidez.

 

Passe Social Reformado 0

·  Comprovativo domicílio fiscal emitido pelas finanças ou declaração de residência emitida pela junta de freguesia;

·   Cópia da última declaração de rendimentos e respetiva nota de liquidação;

· Quando aplicável, declaração emitida pelos competentes serviços da Administração Fiscal que ateste a dispensa de apresentação da declaração de rendimentos dos sujeitos passivos do agregado familiar;

·   Quando aplicável, documento comprovativo da titularidade de alguma das seguintes prestações sociais:

-  Pensão social de velhice;

-  Complemento solidário para idosos;

-  Pensão de aposentação.

 

4.  Já tenho passe e costumo carregar mensalmente, como posso fazer para ter o passe gratuito?

Caso o seu passe atual seja:

·         Social Sénior I ou II;

·         Social Estudante (não adquirido nas escolas);

·         Sub@23;

 Apenas terá de se dirigir a uma loja HF - Marina, Anadia ou Pinga, e apresentar o seu passe atual e o cartão de cidadão.

 Caso o seu passe atual seja:

·         Social Invalidez I ou II;

·         Social Pensionista I ou II.

 

E tenha 65 anos ou mais, apenas terá de se dirigir a uma loja HF - Marina, Anadia ou Pinga, e apresentar o seu passe atual e o cartão de cidadão.

 

5.  Já tenho Passe, posso carregar o Passe Gratuito num agente Payshop ou nos CTT?

Não. Os agentes Payshop ou CTT, não efetuam carregamentos de passes gratuitos.

Os passes gratuitos apenas são carregados nas lojas HF - Marina, Anadia e Pinga.

 

6.  Qual a validade dos Passes gratuitos?

 Verifique a data de validade no talão de carregamento ou no caso dos cartões GIRO plastificados no próprio suporte.

Os Passes Gratuitos necessitam ser atualizados, quando termina a validade, através da entrega dos documentos nas lojas HF - Marina, Anadia ou Pinga.

 

7.  O meu passe era comprado/carregado diretamente na escola, o que tenho que fazer?

Nada. Os passes adquiridos diretamente nas instituições de ensino da Região, ficam automaticamente carregados até 30/06/2024.

A partir de 20/06/2024, terá de se dirigir a uma loja HF - Marina, Anadia ou Pinga, e apresentar o seu passe atual, o cartão de cidadão e o comprovativo de matrícula no ano letivo a decorrer em qualquer estabelecimento de ensino ou instituição de educação especial da Região Autónoma da Madeira.

 

8.  O meu Passe era o Sub@23, o que tenho que fazer?

Apenas terá de se dirigir a uma loja HF - Marina, Anadia ou Pinga, e apresentar o seu passe atual e o cartão de cidadão

 

9.  O meu passe era o Social Estudante, mas tenho mais do que 23 anos. O que tenho que fazer?

Mantem as mesmas condições e preços que anteriormente.

 

10. O Passe do meu filho é o Social Criança, o que tenho que fazer?

 

O Passe Social Criança pode continuar a ser utilizado até ao fim da data de validade. Após essa data será necessário alterar para o Passe Social 4_23.

 

11. Sou estudante até aos 23 anos e estudo num estabelecimento de ensino fora da Região. Posso beneficiar do Passe Social 4_23?

Não. Apenas os estudantes matriculados no ano letivo a decorrer, em estabelecimento de ensino na Região Autónoma da Madeira podem beneficiar do Passe 4_23.

 

12. Frequento um intercâmbio e/ou estágio na Região. Posso beneficiar do Passe Social 4_23?

Sim. Podem beneficiar do Passe Social 4_23, estudantes até aos 23 anos, inclusive, de um estabelecimento de ensino fora da Região se estiverem a frequentar algum intercâmbio e/ou estágio na Região. Para tal, terão que fazer prova em documento específico com data de início e término do mesmo, apresentando a seguinte documentação:

 

Para a  emissão do GIRO Passe;

·         1 fotografia tipo passe;

·         Cartão de cidadão;


Para carregamento do titulo 4_23 

·        Declaração emitida pelo estabelecimento de ensino superior, comprovativa de inscrição no ensino superior onde conste a confirmação de que o estudante se encontra matriculado no ano letivo a decorrer;

·         Declaração emitida pela entidade regional que acolhe o estágio, que comprove que está a efetuar um estágio na Região com a respetiva data de início e término.

  

13. Onde ficam os balcões de atendimento da Horários do Funchal?

Anadia
Centro Comercial Anadia Shopping - Loja nº6
2ª a 6ª Feira: 08h30 - 19h00
Sábados, Domingos e Feriados: Encerrado

Google maps

 

Pinga
Avenida do Mar
2ª a 6ª Feira: 08h30 - 18h30
Sábados, Domingos e Feriados: 08h30 - 16h30

Google Maps

 

Marina
Avenida do Mar
2ª a 6ª Feira: 09h00 - 12h00 e das 13h00 - 18h00
Sábados e Feriados (exceto se Domingo): 08h30 - 16h30
Domingos: 08h30 - 15h30

Google Maps

 

14.  Esclarecimento de dúvidas.

Contacte o 291 705 555, de 2ª a 5ª feira, das 08h30 às 12h30 e das 14h00 às 18h00, 6ª feira, das 08h30 às 12h30 e as 14h00 às 17h00.

Em alternativa envie e-mail para Este endereo de e-mail est protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript ter de estar activado para que possa visualizar o endereo de email