ESCOLHA A CARREIRA Calendário Escolar
 
Percursos Carreiras / Bus route maps

Urbano

> Condições Gerais de Transporte
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

O presente documento contém as Condições Gerais de prestação e utilização dos serviços, entre a empresa Horários do Funchal – Transportes Públicos, S.A., e os passageiros por esta transportados.

As Condições Gerais regulam-se pela legislação em vigor, nomeadamente, tendo por base o disposto no Regulamento (EU) nº 181/2011, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 16 de fevereiro de 2011, respeitante aos direitos dos passageiros no transporte de autocarro, e no Decreto-Lei n.º 9/2015, de 15 de janeiro, que define as condições de realização e utilização do transporte rodoviário de passageiros e os respetivos direitos e deveres, ambos nas suas versões atualizadas.



Saber mais:
 
 
 
 
> Condições de Utilização - cartão GIRO
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

 
> Que tipos de cartões GIRO existem?

O GIRO Bilhete e o GIRO Passe.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

> O que é o GIRO Passe?


O GIRO Passe é a solução certa para quem, regularmente, efetua várias viagens ao dia. O número de viagens é ilimitado ao efetuar o carregamento de uma tarifa tipo passe.



- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
> Onde requerer o GIRO Passe?


A emissão do GIRO passe está disponível nos postos de venda e atendimento HF – Anadia, Pinga e Marina. O preço de emissão do cartão GIRO passe é de €5. 


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

> Como valido o meu GIRO?

Aproximar o cartão, a cerca de 5 centímetros, do validador. Se tiver mais de dois títulos, por exemplo, um GIRO Passe e um GIRO Bilhete, tenha o cuidado de passar apenas um perto do validador, caso contrário a viagem poderá ser descontada nos dois cartões. bvalido.jpg

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
> O que fazer em caso de erro na validação (sinal vermelho)?


GIRO
Bilhete: Deve comprar o Bilhete de Bordo.
GIRO
Passe: Se apresentar recibo válido do título passe pode efetuar a viagem.
Se não apresentar recibo válido, deve comprar o Bilhete de Bordo.
Em todas as situações deve, posteriormente, dirigir-se a um posto de vendas e atendimento HF (Marina, Pinga, Anadia), para avaliar se a anomalia é ocasionada por problemas eletrónicos ou pelo mau manuseamento do cartão.
 

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
> Quando devo validar o GIRO?


Sempre à entrada no autocarro e em todas as viagens que efetuar, seja com o GIRO Passe ou com o GIRO Bilhete.
O GIRO Bilhete durante a viagem é pessoal e intransmissível.
Deve ter sempre consigo o recibo do carregamento, que serve de comprovativo na eventualidade de anomalia do sistema ou do cartão, no caso do GIRO Passe.
Sempre que solicitado, o título de transporte deve ser entregue ao Fiscal para verificação e com a foto visível.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

> E se não validar o meu GIRO?


Se não validar o seu GIRO comete uma infração, punível com coima, nos termos da lei.  As coimas têm valor elevado. Evite-as!


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

> As crianças também pagam?


As crianças com idades compreendidas entre os 6 e os 12 anos (inclusive) devem adquirir o GIRO Bilhete pré-comprado de Criança ou Bilhete de bordo criança ou o GIRO Passe Social 4_23, conforme tarifas e condições em vigor.



- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

> Qual é o preço do GIRO Bilhete?
Ao efetuar a primeira compra o cartão do Giro Bilhete tem o valor de 0,50€ e pode ser carregado com viagens Pré-compradas as vezes que quiser. Nunca o deite fora. 
  

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

> Onde posso recarregar o meu GIRO?

Pode recarregar o seu cartão GIRO passe nos postos de atendimento da Horários do Funchal. Os carregamentos de viagens pré-compradas apenas podem ser efetuadas nos agentes Payshop.
  

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

> Quando devo recarregar o meu GIRO Passe?

O carregamento dos passes sociais, mensais, são efetuados a partir do dia 20 de cada mês, e referem-se ao carregamento do mês seguinte. Sendo possível o seu carregamento até ao dia 19 do mês a que se refere.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

> Quando devo atualizar o meu GIRO Passe?

Os seguintes perfis de passe têm uma validade, a contar da sua data de emissão.
    • Passe Social 4_23 (até 12 meses);
    • Passe Social Estudante +23 anos (até 12 meses);
    • Passe Social +65 (até 36 meses);
    • Passe Social Invalidez 0, I e II (até 12 meses);
    • Passe Social Reformado 0, I e II (até 12 meses);
    • Passe Social Antigo Combatente (até 24 meses).

Para os perfis Passe Social 4_23 e Passe Social Estudante +23 anos, a validade tem início no primeiro mês do ano letivo a que respeita.

A atualização/revalidação destes perfis deve ser efetuada num Posto de Venda e Atendimento HF – Anadia, Pinga ou Marina, mediante comprovação de que se mantêm os requisitos da sua atribuição.

 

Em relação à validade do cartão, encontra-se inscrita no próprio suporte. É obrigatório manter o cartão GIRO passe com foto atualizada e com o nome e o número, perfeitamente legíveis. Caso não se verifique deve substituir o cartão..

 

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

> Como posso consultar o saldo do GIRO?

Se utilizar o GIRO Bilhete ou GIRO passe com carregamento de viagens pré-compradas,  pode consultar o seu saldo nos validadores existentes a bordo dos autocarros ou nos agentes Payshop.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

> Que cuidados devo ter com o cartão GIRO?

O cartão GIRO tem um circuito eletrónico incorporado e deve ser conservado cuidadosamente sem dobrar, riscar ou molhar. Mantenha-o afastado da humidade, moedas, telemóveis e de outros cartões eletrónicos.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Saber mais: