ESCOLHA A CARREIRA Calendário Escolar
 
Percursos Carreiras / Bus route maps

Urbano

> Condições de Utilização
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

 
> Que tipos de cartões GIRO existem?

Existem dois: o GIRO Bilhete e o GIRO Passe.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

> O que é o GIRO Passe?


O GIRO Passe é a solução certa para quem, regularmente, efetua várias viagens ao dia. O número de viagens é ilimitado.
No seu GIRO Passe também pode efetuar carregamento de viagens Pré-compradas. 


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

> Como valido o meu GIRO?

Aproximar o cartão, a cerca de 5 centímetros, do validador. Se tiver mais de dois títulos, por exemplo, um GIRO Passe e um GIRO Bilhete, tenha o cuidado de passar apenas um perto do validador, caso contrário a viagem poderá ser descontada nos dois cartões.
bvalido.jpg
 

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
> O que fazer em caso de erro na validação (sinal vermelho)?


GIRO
Bilhete: Deve comprar o Bilhete de Bordo.
GIRO
Passe: Se apresentar recibo válido pode efetuar a viagem.
Se não apresentar recibo válido, deve comprar o Bilhete de Bordo.
Em todas as situações deve, posteriormente, dirigir-se a um posto de vendas e atendimento HF (Marina, Pinga, Anadia), para avaliar se a anomalia é ocasionada por problemas eletrónicos ou pelo mau manuseamento do cartão.
 

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
> Quando devo validar o GIRO?


Sempre à entrada no autocarro e em todas as viagens que efetuar, seja com o GIRO Passe ou com o GIRO Bilhete.
O GIRO Bilhete durante a viagem é pessoal e intransmissível.
Deve ter sempre consigo o recibo do carregamento, que serve de comprovativo na eventualidade de anomalia do sistema ou do cartão, no caso do GIRO Passe.
Sempre que solicitado, o título de transporte deve ser entregue ao Fiscal para verificação e com a foto visível.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

> E se não validar o meu GIRO?


Se não validar o seu GIRO comete uma infração, punível com coima, nos termos da lei.  As coimas têm valor elevado. Evite-as!


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

> As crianças também pagam?


As crianças com idades compreendidas entre os 6 e os 12 anos (inclusive) devem adquirir o GIRO Bilhete pré-comprado de Criança ou o Giro Passe Social Criança, conforme tarifas e condições em vigor.
O valor do Bilhete comprado a Bordo é o mesmo quer para crianças quer para adultos



- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

> Qual é o preço do GIRO Bilhete?
Ao efetuar a primeira compra o cartão do Giro Bilhete tem o valor de 0,50€ e pode ser carregado com viagens Pré-compradas as vezes que quiser. Nunca o deite fora. 
  

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

> Onde posso recarregar o meu GIRO?

Pode recarregar o seu cartão GIRO passe ou bilhete em todos os postos de atendimento da Horários do Funchal, nas máquinas de venda automática da empresa e nos revendedores autorizados, Payshop e CTT.

Excetuam-se os seguintes casos:
O passe sub23 @superior.tp só pode ser carregado nos postos de venda e atendimento HF - Anadia ou Pinga.
O passe social criança e pensionista 0 são carregados anualmente, nos postos de venda e atendimento HF - Anadia ou Pinga, mediante comprovação de que se mantêm os requisitos da sua atribuição. 
  

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

> Quando devo recarregar o meu GIRO Passe?

A partir do dia 20 de cada mês já pode carregar o seu GIRO Passe.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

> Quando devo atualizar o meu GIRO Passe?

Os passes sociais são intransmissíveis e emitidos por um prazo de 12 meses, contados a partir da data de emissão do respetivo perfil, renovável, se for o caso, mediante comprovação de que se mantêm os requisitos da sua atribuição.

O passe sub23 @suprior.tp  é mensal, podendo ser utilizado durante 12 meses, com início no primeiro mês do ano letivo a que respeita.

 

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

> Como posso consultar o saldo do GIRO?

Nos balcões de venda da Horários do Funchal, nas máquinas automáticas da empresa e nos revendedores autorizados. Se utilizar o GIRO Bilhete também poderá consultar o seu saldo nos validadores existentes a bordo dos autocarros.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

> Que cuidados devo ter com o cartão GIRO?

O cartão GIRO tem um circuito eletrónico incorporado e deve ser conservado cuidadosamente sem dobrar, riscar ou molhar. Mantenha-o afastado da humidade, moedas, telemóveis e de outros cartões eletrónicos.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

 

logo.jpg