ESCOLHA A CARREIRA Calendário Escolar
Atenção consulte as alterações de horário das carreiras >
 
Percursos Carreiras / Bus route maps

Serviço interurbano  
 
COMUNICADOS

Grupo Horários do Funchal - Atualização 30/06/2020

 

Comunicado 30/06/2020

 

Lotação dos autocarros 90%

A partir das 05h00 de quarta-feira, dia 01 de julho de 2020, de acordo com as indicações do Governo Regional (Resolução 385/2020, de 28 de maio de 2020), a lotação nos autocarros da rede urbana e interurbana, passa a ser de 90% da sua capacidade total.
Continuará a estar disponível, junto à porta de entrada dos autocarros, a informação do número máximo de utilizadores a bordo.

 

Comunicado 15/05/2020

 

Reforço de oferta de carreiras e retoma do horário de atendimento ao público

O Grupo Horários do Funchal (Horários do Funchal e C.C. São Gonçalo), informa que a partir das 05h00 do dia 18 maio , segunda-feira, em virtude das medidas de desconfinamento, com a retoma parcial de atividades económicas, decretadas pelo Governo Regional, na sequência da Resolução nº 326/2020 de 14 de maio de 2020, implementará:
 
1. O horário das carreiras, do serviços urbano e interurbano, a praticar de 2ª a 6ª feira, será o horário de dias úteis não letivos, com alguns ajustes em função da procura, podendo ser adaptados conforme a evolução das necessidades. Mais informações aqui
http://www.horariosdofunchal.pt/upload/horariodiasuteis.pdf


2. O Atendimento ao Público, nas lojas do Anadia, Pinga e Marina, será restabelecido à normalidade:
- Anadia - 2ª a 6ª Feira: 08h30 - 19h00 - Sábados, Domingos e Feriados: Encerrado
- Marina - 2ª a 6ª Feira: 09h00 - 13h00 e das 14h00 - 18h00 - Sábados e Feriados (exceto se Domingo): 08h30 - 16h30; Domingos: 08h30 - 15h30
- Pinga - 2ª a 6ª Feira: 08h30 - 18h30 - Sábados, Domingos e Feriados: 08h30 - 16h30
 
 
Alertamos que, devem ser observadas todas as regras de proteção estipuladas pelas autoridades competentes, nomeadamente, a obrigatoriedade de uso de máscara ou viseira de proteção individual a bordo, bem como a higienização das mãos e recomendamos, na medida do possível o distanciamento social, ao aguardar na paragem.

Apelamos ainda que na aquisição do bilhete de bordo, o pagamento seja realizado no valor certo.
 
Por si, pelos seus, por todos!

 

 

Comunicado 09/05/2020

 

Alteração da lotação nos autocarros

O Grupo Horários do Funchal (Horários do Funchal e C.C. São Gonçalo), na sequência da Resolução 279/2020, de 08 de maio de 2020, do Governo Regional da Madeira, informa que, a partir das 05h00 de segunda-feira, dia 11 de maio de 2020, a lotação nos autocarros passa para 2/3 da sua capacidade máxima.

Aumentamos, desta forma, o número máximo de passageiros, a bordo do autocarro.

Relembramos que o horário em vigor de 2ª a 6ª feira é o das carreiras de sábado com reforço.

Alertamos que devem ser observadas todas as regras de proteção estipuladas pelas autoridades competentes, nomeadamente a obrigatoriedade de uso de máscara ou viseira de proteção individual, e recomendamos, na medida do possível, o distanciamento social, quer ao aguardar na paragem, quer dentro do autocarro.

Por si, pelos seus, por todos!

 

 

Comunicado 05/05/2020

 

Retoma da venda de bilhetes de bordo e suspensão de pré-comprados da Companhia São Gonçalo

O Grupo Horários do Funchal (Horários do Funchal e C.C. São Gonçalo) informa, conforme já tinha sido veiculado, que, a partir do dia 6 de maio, quarta-feira, e para os clientes ocasionais, será retomada a venda de bilhetes de bordo. Para maior segurança de todos, solicitamos o pagamento com valor certo, (1,95 euros no caso do serviço urbano, e no caso do serviço interurbano o valor correspondente ao número de zonas que pretende),
 
Alertamos que, as vendas de bilhetes pré-compradas, para a rede interurbana, serão suspensas na mesma data, nos seguintes pontos de venda:
Na Camacha, loja RE7PC, localizado no Camacha Shopping;
No Curral das Freiras, o Mini Mercado Sabores da Falésia;
Em Santana, no Posto CTT de Santana;
Nos Postos de Venda e Atendimento ao Cliente da Horários do Funchal, no Anadia e Pinga.
 
O Grupo Horários do Funchal, agradece e reconhece a ajuda prestada por estas entidades, pela forma ágil e profissional com que se desenvolveu esta parceria.

 

 

Comunicado 05/05/2020

 

PASSES GRATUITOS COM RENOVAÇÃO AUTOMÁTICA EM MAIO E JUNHO

Com vista à redução da afluência às bilheteiras, por forma a reduzir o risco de contaminação e contágio por Covid-19, durante o período da venda de passes para os meses de maio e junho, a Horários do Funchal e a Companhia de Carros S. Gonçalo, seguindo as diretrizes da Direção Regional de Economia e Transportes Terrestres (DRETT) informa que os passes sociais gratuitos, nomeadamente "Passe Social Pensionista 0", o "Passe Social Criança" e os combinados (Criança e Pensionista 0) passam a ser automaticamente validados para o mês de maio e junho.

Obrigado!

 

 

Comunicado 02/05/2020 - atualização 03/05/2020

 

Aumento da oferta na HF e SG e atenção ao uso obrigatório de máscara ou viseira

Atendendo ao início do Estado de Calamidade, que permitirá a reposição ainda que progressiva, mas lenta, da normalidade possível, mesmo que ainda condicionada, prevê-se um aumento gradual na procura do transporte coletivo de passageiros pela população.

Assim sendo, a HF (urbano) e SG (interurbano) irão reforçar a oferta face à situação atual, aplicando, a partir de segunda feira, dia 4 maio, o serviço de sábado com reforço nas horas de ponta. O Grupo irá retomar, a partir do final da próxima semana, a oferta total aos sábados, domingos e feriados, e irá monitorizar os dias úteis, com possibilidade de reajustamentos.

Aconselha-se a consulta dos horários no nosso site (http://www.horariosdofunchal.pt/) ou contacte-nos via telefone ou email.

Com este reforço e com o incremento da lotação máxima para 50% da capacidade, também a partir de segunda-feira, acreditamos que respeitaremos as orientações das autoridades de saúde.

Resta-nos apelar aos passageiros que cumpram com o uso obrigatório da máscara ou viseira ao aceder e sempre que permaneçam no autocarro, zelando pela sua saúde e pela de todos. Evite que seja impedido de viajar, assim como a presença das entidades policiais.

Faremos o nosso, faça a sua parte, e ajude a reduzir a probabilidade de exposição ao vírus Covid19.

Obrigado!

 

 

Comunicado 01/05/2020

 

Carregamento do seu passe ou bilhete pré-comprado

Para o mês de maio, preferivelmente nas nossas máquinas de venda automáticas e nos agentes payshops (aqui pode adquirir o suporte- bilhete pré comprado).

A partir de segunda-feira, dia 4 maio, também o pode fazer, nas estações da CTT ou nas nossas lojas de atendimento (Anadia ou Pinga), mas alertamos para eventuais tempos de espera, devido ao distanciamento social em espaço fechado.

A partir do dia 6 de maio, quarta-feira, e para os clientes ocasionais, retomaremos a venda de bilhetes a bordo que será realizada a dinheiro, e solicita-se que tenha o valor certo (1,95 euros no caso do serviço urbano, e no caso do serviço interurbano o valor correspondente ao número de zonas que pretende).

Consulte aqui os locais de venda, mais próximo de si https://bit.ly/2z2JaeW

Os bilhetes pré comprados para a rede interurbana, também podem ser adquiridos:

- Na Camacha, loja RE7PC, localizado no Camacha Shopping, aberto de segunda-feira a sábado das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 19h00.

- No Curral das Freiras, o Mini Mercado Sabores da Falésia, localizado no Curral das Freiras, na Estrada do Cidrão, número 1. O horário de funcionamento é de segunda-feira a sábado das 08h00 às 22h00, e domingos das 08h00 às 17h00.

- Em Santana, no Posto CTT de Santana, na Avenida Manuel Marques da Trindade, nº55B, com o horário de funcionamento de segunda-feira a sexta-feira, das 09h00 às 13h30.

 

 

Comunicado 30/04/2020

 
Suspensão do transporte de bicicletas

No seguimento do plano de contingência interno COVID-19, o Grupo Horários do Funchal informa que, em todos os autocarros da rede interurbana (Companhia de Carros de São Gonçalo), encontra-se suspenso o transporte de bicicletas.

Esta alteração produz efeitos a partir das 05h00 do dia 01 de maio e até indicação em contrário.

Relembramos que a utilização do transporte público deverá cingir-se a deslocações indispensáveis e recomendamos o uso de máscara de proteção individual.

 

 

Comunicado 23/04/2020

 

Companhia de Carros de São Gonçalo,  alarga, a sua rede de venda de bilhetes pré-comprados, do serviço interurbano

As medidas tomadas pelo Grupo Horários do Funchal emanadas pelo Governo Regional da Madeira, através da Direção Regional de Economia e Transportes Terrestres  (DRETT), na sequência da COVID-19, que suspenderam, temporariamente, a venda de bilhetes a bordo dos autocarros, levou a que, a Companhia de Carros de São Gonçalo, passasse a disponibilizar o título de transporte, bilhete, em  pré-comprados, desde o passado dia 01 de Abril de 2020.
 
Estes títulos pré-comprados, encontram-se à venda, nas lojas de Venda e Atendimento ao Público da Horários do Funchal, no Centro Comercial Anadia e Pinga.
 
Contudo, a partir do dia 23 de abril de 2020, disponibiliza mais locais de venda de títulos pré-comprados, para as viagens interurbanas da Companhia de Carros de São Gonçalo.
 
Os três novos pontos de venda situam-se:
 - Na Camacha, loja RE7PC, localizado no Camacha Shopping, aberto de segunda-feira a sábado das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 19h00.
- No Curral das Freiras, o Mini Mercado Sabores da Falésia, localizado no Curral das Freiras, na Estrada do Cidrão, número 1. O horário de funcionamento é de segunda-feira a sábado das 08h00 às 22h00, e domingos das 08h00 às 17h00.
- Em Santana, no Posto CTT de Santana, na Avenida Manuel Marques da Trindade, nº55B, com o horário de funcionamento de segunda-feira a sexta-feira, das 09h00 às 13h30.
 
O Grupo Horários do Funchal agradece a colaboração destas entidades, que prontamente acederam ao pedido, por forma a dar resposta às necessidades de deslocação dos utilizadores do transporte público da Companhia de Carros de São Gonçalo.
 
Relembramos que, existem um conjunto de medidas que estão em vigor, nomeadamente a mais recente, a recomendação de utilização de máscara de proteção individual, pelo que solicitamos a compreensão e o cumprimento por parte dos utilizadores de todas as medidas.
 
Utilize o transporte público apenas para deslocações inadiáveis.
Fique em casa!!

 

 

Comunicado 08/04/2020

 

Horário de carreiras de domingo e regras de circulação para fora do concelho de residência habitual

A Administração do Grupo Horários do Funchal (Horários do Funchal, S.A. e C.C. São Gonçalo, S.A.), em articulação com o Governo Regional da R.A.M, através da Direção Regional de Economia e Transportes Terrestres (DRETT), informa que no período compreendido entre as 05h00 do dia 09 de abril e até às 02h00 do dia 14 de abril, verificar-se-ão as seguintes alterações:
 
1. O horário das carreiras de autocarro, a praticar é o de domingo e os postos de venda e atendimento ao público estarão fechados.
 
2. Na Rede Interurbana (CCSG), os  passageiros só poderão viajar, quando munidos de uma declaração da entidade empregadora, ou outra declaração que descreva o motivo da sua viagem, nas carreiras com passagem por diferentes concelhos, e fazer-se acompanhar com um documento de identificação válido (CC ou BI). Alerta-se que a PSP efetuará fiscalização a todos os passageiros que se encontrarem a bordo dos autocarros.
 
Fique em casa!!
Feliz Páscoa!

 

Comunicado 08/04/2020

 

Horários do Funchal apela aos cidadãos que evitem deslocações desnecessárias

O Grupo Horários do Funchal apela “a todos os cidadãos utilizadores de transporte público, particularmente, aos detentores dos Passes Sociais Estudante, Sénior/Invalidez e Pensionistas, para não recorrem à utilização destes transportes quando não estiverem em causa necessidades de deslocação estritamente necessárias, nomeadamente: para obter cuidados de saúde; para aquisição de bens alimentares, produtos farmacêuticos e produtos de primeira necessidade; para realizar assistência a terceiros ou por necessidade de deslocação a instituições financeiras, seguradoras e estações de correios”.
Devido à declaração de estado de emergência em vigor, o transporte público de passageiros passou a realizar-se, em todos os dias da semana, com os itinerários e horários relativos ao dia de domingo e a lotação foi reduzida a um terço da sua capacidade, o que obrigou a uma redução significativa do número de autocarros em circulação, expõe a transportadora.
Neste sentido, a companhia apela a todos os cidadãos que “adoptem uma postura responsável e que, enquanto vigorar o estado de emergência, apenas se desloquem de transporte público em situações estritamente necessárias e fora das horas de ponta (no período da manhã, entre as 09h15 e as 12 horas e, no período da tarde, entre as 14h15 e as 17 horas)”.

 

Comunicado 31/03/2020

 

Aquisição de bilhetes pré comprados – São Gonçalo

 A Administração do Grupo Horários do Funchal (Horários do Funchal, S.A. e C.C. São Gonçalo, S.A.), por ter verificado comportamentos abusivos por parte de alguns utilizadores, esclarece que a suspensão da venda a bordo não induz à livre circulação de passageiros sem um título válido, pelo que para utilizar o transporte público, é obrigatório a aquisição de bilhetes pré-comprados, para todos os clientes que não sejam possuidores do passe mensal, a partir das 05h00 do dia 06/04/2020.

Os bilhetes pré-comprados para a Companhia São Gonçalo podem ser adquiridos a partir do dia 01/04/2020 até sexta-feira nos postos de venda do Anadia, Pinga e Teleférico, sendo que no sábado poderá ser adquirido no posto de venda e atendimento do Pinga entre as 9h00 e as 13h00.

A aquisição deste bilhete pré-comprado, obedece aos critérios de zonamento e tem a validade de um mês, após data da compra, pelo que deverá ser mostrado ao motorista e depositado à entrada do autocarro, no compartimento por ele indicado.

Relembra-se que o transporte público deverá ser utilizado apenas em situações estritamente necessárias e inadiáveis.

Fique em Casa!

 

Comunicado 26/03/2020

 

Alteração do Horário das Carreiras do Grupo HF – Reforço

O Grupo Horários do Funchal (Horários do Funchal, S.A. e C. C. São Gonçalo, S.A.) em articulação com a Direção Regional de Economia e Transportes Terrestres informa que, para todos os dias úteis da semana, sábados e domingos, passará a vigorar o horário das carreiras de domingo.

Asseguramos o reforço das carreiras necessárias, nas horas de maior afluência de utilizadores.

Esta alteração produz efeitos, a partir das 05h00 de sábado, dia 28/03/2020.

Relembra-se a necessidade de permanecer na sua residência e utilizar o transporte público só em situações estritamente necessárias e inadiáveis.

Fique em Casa!

 

Comunicado 24/03/2020

 

Passes de criança e de pensionista com renovação automática em abril

Com vista à redução da afluência às bilheteiras por forma a reduzir o risco de contaminação e contágio por Covid-19, durante o período da venda de passes para o mês de Abril, a Direcção Regional de Economia e Transportes Terrestres (DRETT), informa que os passes sociais relativos ao ‘Passe Social Pensionista 0’ e ao ‘Passe Social Criança’ passam a ser automaticamente validados para o mês de Abril (com excepção dos passes de crianças que completem 13 anos no mês de Abril).

Esta medida aplica-se a todos operadores de Transporte Público Rodoviário de Passageiros que operam na Região (Horários do Funchal, Companhia dos Carros de São Gonçalo, Empresa de Automóveis do Caniço, SAM e Rodoeste) e “poderá ser prorrogada para o mês de Maio, mediante a reavaliação da situação no decorrer do mês de Abril”, adianta um comunicado da DRETT.

Deste modo, “os cidadãos beneficiários daqueles passes sociais não terão de se deslocar às bilheteiras para efectuar o carregamento do passe, evitando o ajuntamento de pessoas em fila de espera para adquirir os passes”, realça o organismo.

Na mesma nota, apelas às empresas para que, “na medida do possível”, sensibilizem “quem aguarda nas filas de espera para cumprir o distanciamento social e recomendar a utilização das máquinas automáticas, lojas payshop ou postos CTT, sempre que tal mecanismo esteja disponível para o seu operador”.

“Relativamente aos passes vendidos nas Escolas, considerando que neste momento as mesmas continuam encerradas e não existe necessidade dos alunos efectuarem a deslocação em causa, a DRETT, em articulação com a Secretaria Regional de Educação, irá verificar que medidas podem ser tomadas relativamente ao ‘Passe’ vendido às escolas para os alunos com Acção Social Escolar e ao ‘Passe Social Estudante’ para os alunos que adquirem directamente nos balcões das respectivas escolas”, informa a Direcção Regional.

 

Comunicado 23/03/2020

 

Suspensão do transporte de bicicletas

No seguimento do plano de contingência interno COVID-19, o Grupo Horários do Funchal informa que em todos os autocarros da rede interurbana (Companhia dos Carros de São Gonçalo), encontra-se suspenso o transporte de bicicletas. Esta alteração produz efeitos imediatos e até 30 de abril.

Relembra-se a necessidade de permanecer na sua residência e apenas utilizar o Transporte Público em situações estritamente necessárias e inadiáveis.

 

Comunicado 19/03/2020

 

Grupo Horários do Funchal com alteração de horário e limite de ocupação reduzida a um 1/3 da lotação

De acordo com a evolução para estado de emergência, dando cumprimento ao plano de contingência interno para infeções emergentes COVID-19, a administração do Grupo Horários do Funchal (Horários do Funchal, S.A. e Companhia dos Carros de São Gonçalo, S.A.) decidiu em articulação com o Governo Regional da Madeira, reforçar as medidas de prevenção e enquanto durar o Estado de Emergência:

1. Redução da lotação total dos autocarros a 1/3 da sua capacidade;

 Irão ser afixados em todos os autocarros da frota urbana e interurbana, informações sobre o novo limite de passageiros, tendo em conta a redução a 1/3 da lotação.

2. Alteração dos horários das carreiras;

A partir das 05h00 do dia 20/03/2020, as carreiras do serviço urbano e interurbano passarão a praticar de 2ª a 6ª feira, o horário de Sábado.

Para além deste horário das carreiras que se aplicará de 2ª a 6ª feira, garantimos o reforço em algumas carreiras.

 

Comunicado 18/03/2020

 

Grupo Horários do Funchal suspende venda de bilhetes a bordo

Face ao “Estado de Alerta” decretado pelo Governo Regional da Madeira, na observância das medidas de contenção para reduzir o risco de contaminação e contágio do Covid-19, a administração do Grupo Horários do Funchal (Horários do Funchal, S.A. e Companhia dos Carros de São Gonçalo, S.A.) decidiu, hoje, reforçar as medidas de prevenção.

Assim, o Grupo HF suspende até 31 de março a venda de bilhetes a bordo, a partir das 14 horas de hoje.

Esta medida excecional visa proteger os colaboradores, deixando os motoristas de ter contacto com dinheiro e operações de pagamento.

A empresa Horários do Funchal apela a todos os passageiros para procederem à compra de bilhetes pré-comprados, disponíveis nos quiosques, lojas e pontos de venda habituais.

A Horários do Funchal e Companhia dos Carros dos São Gonçalo, recomenda ainda que os passageiros, apenas devem utilizar o transporte público em caso de extrema necessidade e caso o façam assegurem uma distância mínima de um metro relativamente a outros passageiros e aos motoristas, quer a bordo do autocarro, quer na paragem, e que optem por lugares vazios, se existirem.

O Grupo Horários do Funchal continuará a assegurar as medidas necessárias para garantir a segurança dos colaboradores e dos passageiros nos procedimentos possíveis para contenção do Covid-19.

 

Comunicado 17/03/2020

Tendo em conta que o Grupo Horários do Funchal, encontra-se a desenvolver todos os esforços para garantir a segurança de colaboradores e utilizadores, nomeadamente com a desinfeção de todos os autocarros, a qual garante a sua eficácia durante uma semana bem como a já implementada limitação da lotação a 50%, não existe necessidade, por agora. de adotar medidas extraordinárias, pelo que iremos continuar a transportar todos aqueles que se encontrem em território madeirense, garantido que todos têm acesso aos serviços essenciais.

Desta forma a informação constante no comunicado anterior, vigorou apenas entre as 12h00 e as 14h00 de hoje.

Apela-se para que seja reduzida a aquisição do bilhete de bordo, por forma a minimizar a interação com o motorista.

Relembra-se a necessidade de permanecer na sua residência, e apenas utilizar o Transporte Público para situações estritamente necessárias e inadiáveis.

 

Comunicado 15/03/2020

Pedimos aos utilizadores do Transporte Público que:

1. Apenas se desloquem no autocarro para as situações estritamente necessárias e inadiáveis.

2. Dêem preferência à aquisição de bilhetes pré-comprados. Podem ser adquiridos nas lojas com o sistema payshop, ou nas máquinas automáticas de venda de títulos (https://bit.ly/3cYTggx).

Apelamos ao civismo e bom senso dos utilizadores, contribuindo para a redução da interação com o motorista, queremos servi-lo mas também ajude-nos a zelar pela nossa saúde!

Siga-nos no Facebook e Instagram.

Quaisquer dúvidas, poderá estabelecer contacto telefónico para o 291 705 555.

Agradecemos a partilha desta informação.

 

Comunicado 14/03/2020

A partir das 05h00 de amanhã, Domingo, dia 15/03/2020, a lotação dos autocarros ficam restringidas a 50% da capacidade. Garantimos o funcionamento no horário normal das carreiras (à exceção das carreiras 05 e 05A que serão suspensas).

Apelamos ao civismo e bom senso de todos os cidadãos que utilizem o Transporte Público.

Siga-nos no Facebook e Instagram. Agradecemos a partilha desta informação.

Quaisquer dúvidas, poderá estabelecer contacto telefónico para o 291 705 555.

 

Comunicado 13/03/2020

Na segunda-feira, dia 16 de março, as carreira funcionarão nos horários regulares (período escolar).

O meio preferencial de comunicação da HF, para informação aos clientes, serão as redes sociais. Agradecemos a partilha desta info.

Quaisquer dúvidas, poderá estabelecer contacto telefónico para o 291 705 555.