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Interurbano

> Condições de Utilização
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> Que tipos de cartões GIRO existem?

No serviço interurbano existe apenas um cartão, o GIRO Passe.
Os bilhetes são adquiridos a bordo do autocarro.


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> O que é o GIRO Passe?


O GIRO Passe é a solução certa para quem, regularmente, efetua  várias viagens.
Válido em qualquer percurso ou carreira que não ultrapasse o número de zonas tarifárias para o qual foi adquirido, sem limite de viagens.


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> Como valido o meu GIRO Passe?

Aproximar o cartão, a cerca de 5 centímetros, do validador. 
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> O que fazer em caso de erro na validação (sinal vermelho)?


GIRO
Passe: Se apresentar recibo válido pode efetuar a viagem.
Se não apresentar recibo válido, deve comprar o bilhete de bordo.
Posteriormente, deve dirigir-se ao balcão de vendas  da HF, no Anadia, para avaliar se a anomalia é ocasionada por problemas eletrónicos ou pelo mau manuseamento do cartão.
 

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> Quando devo validar/apresentar o meu título?


Sempre à entrada no autocarro e em todas as viagens que efetuar.
Deve ter sempre consigo o recibo do carregamento do GIRO Passe, que serve de comprovativo na eventualidade de anomalia do sistema ou do cartão.
Sempre que solicitado, o título de transporte deve ser entregue ao Fiscal para verificação e com a foto visível.


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> E se não validar o meu título?


Se não validar o GIRO Passe ou não apresentar um Bilhete válido comete uma infração, punível com coima nos termos da lei.  As coimas têm valor elevado. Evite-as!


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> As crianças também pagam?


As crianças com idade superior a 5 anos e inferior a 12 anos devem adquirir o Bilhete Criança ou o Passe Criança, conforme tarifas em vigor.



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> Onde posso recarregar o meu GIRO Passe?

Pode recarregar o seu GIRO Passe, para o serviço interurbano, em todos os postos de atendimento da Horários do Funchal e nas máquinas de venda automática da empresa.

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> Quando devo recarregar o meu GIRO Passe?

A partir do dia 20 de cada mês já pode carregar o seu GIRO Passe.

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> Quando devo atualizar o meu GIRO Passe?

O perfil dos passes Social I, Sénior I, Invalidez I e Estudante, é válido por um ano, contando a partir da data da última atualização. Portaria n.º 120/2013, de 23 de dezembro, art.º 14.º

Passe Social I
Documentos necessários: 
• Cartão GIRO;
• BI ou Cartão de Cidadão;
• Cartão de identificação fiscal (contribuinte);
• Cópia da nota de liquidação (IRS).

Nota: Os dispensados da apresentação da declaração de IRS, deverão trazer a respetiva Declaração, emitida pela Administração Fiscal. 

Se é beneficiário de prestações sociais, trazer declaração emitida pela Segurança Social, conforme o caso: 
• Rendimento social de inserção; 
• Subsídio social de desemprego; 
• Primeiro escalão do abono de família.

Passe Social Sénior I e Invalidez I
Documentos necessários: 
• Cartão GIRO; 
• BI ou Cartão de Cidadão; 
• Cartão de identificação fiscal (contribuinte); 
• Cópia da nota de liquidação (IRS). 

Nota: Os dispensados da apresentação da declaração de IRS, deverão trazer a respetiva Declaração, emitida pela Administração Fiscal. 

Conforme o caso, também devem apresentar comprovativo de: 
• Pensão social de velhice; 
• Pensão social de invalidez; 
• Pensão de aposentação; 
• ou outro.

Passe Social Estudante 
Até ao dia 15 de setembro de cada ano, todos os portadores do Passe Social Estudante, devem proceder à revalidação do cartão para o novo ano letivo.
Documentos necessários:
» Estudantes do Ensino Curricular: 
• Cartão de Cidadão;
• Cartão GIRO; 
• Comprovativo da Matrícula ou Cartão de Estudante, com indicação legível do ano letivo a decorrer.

» Estudantes de Cursos Profissionais (com idade igual ou inferior a 25 anos):
• Cartão de Cidadão; 
• Cartão GIRO; 
• Documento Comprovativo de Matrícula, onde mencione: a idade do estudante; não ser beneficiário do Apoio Social Escolar para o financiamento dos transportes, nem se encontra inscrito em curso que beneficie de apoios comunitários para o financiamento dos transportes.

Alertamos que a validade do perfil do seu cartão caduca ano a ano, ficando  desativado e não permitindo novos recarregamentos. Terá de se deslocar a um posto de atendimento HF para reativar o seu cartão. 


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> Que cuidados devo ter com o cartão GIRO?

O cartão GIRO tem um circuito eletrónico incorporado e deve ser conservado cuidadosamente sem dobrar, riscar ou molhar. Mantenha-o afastado da humidade, moedas, telemóveis e de outros cartões eletrónicos.

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