ESCOLHA A CARREIRA Calendário Escolar
 
Percursos Carreiras / Bus route maps
Perguntas Frequentes - Novo Tarifário

Interurbano

> Condições de Utilização
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

 
> Que tipos de cartões GIRO existem?

No serviço interurbano existe apenas o cartão GIRO Passe. Além do cartão GIRO passe com tecnologia sem-contacto, a partir do dia 15/01/2024, os passes gratuitos, nomeadamente 4_23, +65, Antigo Combatente, Invalidez 0 e Reformado 0, são emitidos em cartão plastificado.
 
Os bilhetes são adquiridos a bordo do autocarro. Exceto o bilhete GIRO 24, válido para o serviço urbano e interurbano, deve ser adquirido nos postos de venda e atendimento HF - Anadia, Marina ou Pinga.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

> O que é o GIRO Passe?


O GIRO Passe é a solução certa para quem, regularmente, efetua  várias viagens.
Válido em qualquer percurso ou carreira que não ultrapasse o número de zonas tarifárias para o qual foi adquirido, sem limite de viagens.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
 
> Onde requerer o GIRO Passe?


A emissão do GIRO passe está disponível nos postos de venda e atendimento HF – Anadia e Pinga , com entrega imediata. No caso dos passes gratuitos, a emissão está disponível no Anadia.
O preço de emissão do cartão GIRO passe é de €5
.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

> Como valido o meu GIRO Passe?

Aproximar o cartão, a cerca de 5 centímetros, do validador. 
bvalido.jpg
Os cartões GIRO plastificados são apenas exibidos ao motorista e sempre que solicitado.
 

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
> O que fazer em caso de erro na validação (sinal vermelho)?


GIRO
Passe: Se apresentar recibo válido pode efetuar a viagem.
Se não apresentar recibo válido, deve comprar o bilhete de bordo.
Posteriormente, deve dirigir-se a um posto de vendas e atendimento HF (Marina, Pinga, Anadia), para avaliar se a anomalia é ocasionada por problemas eletrónicos ou pelo mau manuseamento do cartão.
 

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
> Quando devo validar/apresentar o meu título?


Sempre à entrada no autocarro e em todas as viagens que efetuar.
Deve ter sempre consigo o recibo do carregamento do GIRO Passe, que serve de comprovativo na eventualidade de anomalia do sistema ou do cartão.
Sempre que solicitado, o título de transporte deve ser entregue ao Fiscal para verificação e com a foto visível.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

> E se não validar o meu título?


Se não validar o GIRO Passe ou não apresentar um Bilhete válido comete uma infração, punível com coima nos termos da lei.  As coimas têm valor elevado. Evite-as!


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

> As crianças também pagam?


As crianças com idades compreendidas entre os 6 e os 12 anos (inclusive) devem adquirir o Bilhete Criança ou o Passe social 4_23, conforme tarifas e condições em vigor.



- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

> Onde posso recarregar o meu GIRO Passe?

Pode recarregar o seu cartão GIRO passe em todos os postos de atendimento da Horários do Funchal, nas máquinas de venda automática da empresa e nos revendedores autorizados, Payshop e CTT.

Excetuam-se os seguintes casos:
Os passes social 4_23, social +65, social invalidez 0, social reformado 0 e social antigo combatente, são atualizados em data definida (ver talão de carregamento ou no caso dos cartões GIRO plastificados no próprio suporte) nos postos de venda e atendimento HF - Anadia, Pinga ou Marina, mediante comprovação de que se mantêm os requisitos da sua atribuição

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

> Quando devo recarregar o meu GIRO Passe?

O carregamento dos passes sociais, mensais, são efetuados a partir do dia 20 de cada mês, e referem-se ao carregamento do mês seguinte. Sendo possível o seu carregamento até ao dia 19 do mês a que se refere.
 


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

> Quando devo atualizar o meu GIRO Passe?

Os passes sociais são intransmissíveis e emitidos por um prazo até 12 meses, contados a partir da data de emissão do respetivo perfil, renovável, se for o caso, mediante comprovação de que se mantêm os requisitos da sua atribuição.

A atualização/revalidação do perfil pode ser efetuada num posto de venda e atendimento HF – Anadia, Pinga ou Marina.



- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

> Que cuidados devo ter com o cartão GIRO?

O cartão GIRO tem um circuito eletrónico incorporado e deve ser conservado cuidadosamente sem dobrar, riscar ou molhar. Mantenha-o afastado da humidade, moedas, telemóveis e de outros cartões eletrónicos.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

 

logo.jpg