Projetos
HIBRIMAC
O projeto HIBRIMAC insere-se no Programa MAC 2007 – 2013, Cooperação Territorial Europeia. A Cooperação Territorial Europeia foi estabelecida com um dos três objetivos dos Fundos Estruturais para o Período 2007-2013, reforçando desta forma o que até agora tem constituído a iniciativa comunitária INTERREG. O objetivo da cooperação territorial europeia é fortalecer a cooperação à escala transnacional considerando a experiência do período de programação anterior, através de ações dirigidas para alcançar um desenvolvimento territorial integrado e coerente com as prioridades da União Europeia.
Ao nível da cooperação correspondente às zonas transnacionais, a Comissão Europeia analisou a utilidade e efetividade das áreas definidas no contexto do INTERREG III B Açores-Madeira-Canárias, e redefiniu-as mantendo o espaço de cooperação transnacional dos arquipélagos da Madeira, Açores e Canárias, com o mesmo âmbito geográfico por se tratar de uma zona para a cooperação transnacional que demonstrou ser suficientemente coerente e que continua a ter interesses e possibilidade comuns que poderão ser desenvolvidas durante o período 2007-2013.
Neste sentido, o espaço de cooperação do Programa de Cooperação Transnacional Madeira-Canárias-Açores (MAC 2007-2013) compreende as Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores, bem como a Comunidade Autónoma de Canárias. O programa de Cooperação Transnacional Açores-Madeira-Canárias propõem, como uma das suas principais linhas de intervenção, a cooperação com Países Terceiros da sua zona geográfica e cultural, como se tem vindo a desenvolver durante o período de programação 2000-2006 com o Noroeste da África e América Latina.
O objetivo global perseguido pela estratégia adotada pelo Programa consiste em incrementar os níveis de desenvolvimento e de integração socioeconómica dos três arquipélagos fomentando uma estratégia baseada no impulso da sociedade do conhecimento e do desenvolvimento sustentável e melhorar os níveis de integração socioeconómica do espaço de cooperação com os países do seu contexto geográfico e cultural.
O projeto HIBRIMAC é composto por 3 parceiros, Cabildo Insular de Gran Canaria (Canárias), Horários do Funchal (Funchal) e Secretaria Regional da Habitação e Equipamentos (Açores).
Duração: 2009 a 2012
Objetivos:
O projeto HIBRIMAC surge numa fase em que o desenvolvimento regional se alicerça, cada vez mais, na valorização das vertentes da inovação e do saber, enquanto fatores diferenciadores no aproveitamento de apoios comunitários, também cada vez mais competitivos, numa tendência natural para otimizar os elevados investimentos efetuados nas últimas décadas na construção das grandes infraestruturas básicas. Na mesma medida, são consideradas indispensáveis as apostas na atualização tecnológica e na implementação de sistemas mais atentos à sustentabilidade ambiental.
Neste sentido, a Horários do Funchal, irá colaborar com os parceiros do projeto na investigação de tecnologias mais eficientes, sejam elas híbridas ou elétricas, e analisar a viabilidade destas tecnologias num território específico como o Funchal, caracterizado por orografia íngreme e ruas estreitas, pautado por grande densidade populacional.
Para a consecução dos objetivos do projeto, o grupo técnico irá avaliar e debater o estudo das alternativas mais adaptadas ao contexto específico das regiões insulares da Macaronésia parceiras do projeto Hibrimac. O programa dessa plataforma de partilha de Know-how passará pelo aprofundamento dos seguintes tópicos:
• Análise do mercado internacional de tecnologias inovadoras aplicadas ao transporte público coletivo regional ao nível dos sistemas de propulsão;
• Características técnicas mínimas que os veículos deverão respeitar;
• Estudo da adequabilidade e das sinergias que poderão advir da importação de novas tecnologias sobre as estratégias de investimento já aprovadas;
• Sustentabilidade financeira da componente de inovação;
• Análise comparada de custo-benefício por tipologia de investimentos;
• Diagnóstico do sistema de logística das frotas de transportes públicos coletivos e estimativa da evolução de custos num horizonte não inferior a 10 anos, incluindo abastecimentos, contratos de manutenção e garantias.
• Benchmarking entre indicadores de desempenho dos operadores de transporte público locais; no benchmarking deverá ainda ser criado um grupo de contraste, constituído por regiões periféricas e centrais para situar melhor a especificidade que as Regiões ultra-periféricas (RUP) introduzem.
• Análise comparada da moldura legal e regulamentação que enquadra o mercado de transportes públicos coletivos regionais.
Links Úteis:
Programa MAC 2007 – 2013 Cooperação Transnacional
http://www.pct-mac.org/
Instituto de Desenvolvimento Regional
http://www.idr.gov-madeira.pt/portal/
Região Autónoma da Madeira - Governo Regional
http://www.gov-madeira.pt
Parceiros:
Cabildo Insular de Gran Canaria (Canárias)
www.grancanaria.com
Secretaria Regional da Habitação e Equipamentos (Açores)[AQ3]
http://www.azores.gov.pt/
