ESCOLHA A CARREIRA Calendário Escolar
 
Percursos Carreiras / Bus route maps

Urbano

> Condições de Utilização
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

 
> Que tipos de cartões GIRO existem?

Existem dois: o GIRO Bilhete e o GIRO Passe.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

> O que é o GIRO Passe?


O GIRO Passe é a solução certa para quem, regularmente, efetua várias viagens ao dia. O número de viagens é ilimitado.
No seu GIRO Passe também pode efetuar carregamento de viagens Pré-compradas. 


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

> Como valido o meu GIRO?

Aproximar o cartão, a cerca de 5 centímetros, do validador. Se tiver mais de dois títulos, por exemplo, um GIRO Passe e um GIRO Bilhete, tenha o cuidado de passar apenas um perto do validador, caso contrário a viagem poderá ser descontada nos dois cartões.
bvalido.jpg
 

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
> O que fazer em caso de erro na validação (sinal vermelho)?


GIRO
Bilhete: Deve comprar o Bilhete de Bordo.
GIRO
Passe: Se apresentar recibo válido pode efetuar a viagem.
Se não apresentar recibo válido, deve comprar o Bilhete de Bordo.
Em todas as situações deve, posteriormente, dirigir-se ao balcão de vendas  da HF, no Anadia, para avaliar se a anomalia é ocasionada por problemas eletrónicos ou pelo mau manuseamento do cartão.
 

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
> Quando devo validar o GIRO?


Sempre à entrada no autocarro e em todas as viagens que efetuar, seja com o GIRO Passe ou com o GIRO Bilhete.
O GIRO Bilhete durante a viagem é pessoal e intransmissível.
Deve ter sempre consigo o recibo do carregamento, que serve de comprovativo na eventualidade de anomalia do sistema ou do cartão, no caso do GIRO Passe.
Sempre que solicitado, o título de transporte deve ser entregue ao Fiscal para verificação e com a foto visível.


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

> E se não validar o meu GIRO?


Se não validar o seu GIRO comete uma infração, punível com coima, nos termos da lei.  As coimas têm valor elevado. Evite-as!


- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

> As crianças também pagam?


As crianças com idade superior a 5 anos e inferior a 12 anos devem adquirir o GIRO Bilhete Criança ou o Giro Passe Criança, conforme tarifas em vigor.
O valor do Bilhete comprado a Bordo é o mesmo quer para crianças quer para adultos



- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

> Qual é o preço do GIRO Bilhete?
Ao efetuar a primeira compra o cartão do Giro Bilhete tem o valor de 0,50€ e pode ser carregado com viagens Pré-compradas as vezes que quiser. Nunca o deite fora. 
  

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

> Onde posso recarregar o meu GIRO?

Pode recarregar o seu cartão GIRO em todos os postos de atendimento da Horários do Funchal, em máquinas automáticas da empresa e nos revendedores autorizados, Payshop e CTT.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

> Quando devo recarregar o meu GIRO Passe?

A partir do dia 20 de cada mês já pode carregar o seu GIRO Passe.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

> Quando devo atualizar o meu GIRO Passe?

O perfil dos
passes Social I, Sénior I, Invalidez I e Estudante, é válido por um ano, contando a partir da data da última atualização. Portaria n.º 120/2013, de 23 de dezembro, art.º 14.º

Passe Social I
Documentos necessários:
• Cartão GIRO;
• BI ou Cartão de Cidadão;
• Cartão de identificação fiscal (contribuinte);
• Cópia da nota de liquidação (IRS).

Nota: Os dispensados da apresentação da declaração de IRS, deverão trazer a respetiva Declaração, emitida pela Administração Fiscal.

Se é beneficiário de prestações sociais, trazer declaração emitida pela Segurança Social, conforme o caso:
• Rendimento social de inserção;
• Subsídio social de desemprego;
• Primeiro escalão do abono de família.

Passe Social Sénior I e Invalidez I
Documentos necessários:
• Cartão GIRO;
• BI ou Cartão de Cidadão;
• Cartão de identificação fiscal (contribuinte);
• Cópia da nota de liquidação (IRS).

Nota: Os dispensados da apresentação da declaração de IRS, deverão trazer a respetiva Declaração, emitida pela Administração Fiscal.

Conforme o caso, também devem apresentar comprovativo de:
• Pensão social de velhice;
• Pensão social de invalidez;
• Pensão de aposentação;
• ou outro.

Passe Social Estudante
Até ao dia 15 de setembro de cada ano, todos os portadores do Passe Social Estudante, devem proceder à revalidação do cartão para o novo ano letivo.
Documentos necessários:
» Estudantes do Ensino Curricular:
• Cartão de Cidadão;
• Cartão GIRO;
• Comprovativo da Matrícula ou Cartão de Estudante, com indicação legível do ano letivo a decorrer.

» Estudantes de Cursos Profissionais (com idade igual ou inferior a 25 anos):
• Cartão de Cidadão;
• Cartão GIRO;
• Documento Comprovativo de Matrícula, onde mencione: a idade do estudante; não ser beneficiário do Apoio Social Escolar para o financiamento dos transportes, nem se encontra inscrito em curso que beneficie de apoios comunitários para o financiamento dos transportes.

Alertamos que a validade do perfil do seu cartão caduca ano a ano, ficando  desativado e não permitindo novos recarregamentos. Terá de se deslocar a um posto de atendimento HF para reativar o seu cartão.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

> Como posso consultar o saldo do GIRO?

Nos balcões de venda da Horários do Funchal, nas máquinas automáticas da empresa e nos revendedores autorizados. Se utilizar o GIRO Bilhete também poderá consultar o seu saldo nos validadores existentes a bordo dos autocarros.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

> Que cuidados devo ter com o cartão GIRO?

O cartão GIRO tem um circuito eletrónico incorporado e deve ser conservado cuidadosamente sem dobrar, riscar ou molhar. Mantenha-o afastado da humidade, moedas, telemóveis e de outros cartões eletrónicos.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

 

logo.jpg