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Urbano

> Condições Gerais de Transporte
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O presente documento contém as Condições Gerais de prestação e utilização dos serviços, entre a empresa Horários do Funchal – Transportes Públicos, S.A., e os passageiros por esta transportados.

As Condições Gerais regulam-se pela legislação em vigor, nomeadamente, tendo por base o disposto no Regulamento (EU) nº 181/2011, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 16 de fevereiro de 2011, respeitante aos direitos dos passageiros no transporte de autocarro, e no Decreto-Lei n.º 9/2015, de 15 de janeiro, que define as condições de realização e utilização do transporte rodoviário de passageiros e os respetivos direitos e deveres, ambos nas suas versões atualizadas.



Saber mais:
 
 
 
 
> Condições de Utilização - cartão GIRO
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> Que tipos de cartões GIRO existem?

O GIRO Bilhete e o GIRO Passe.
 
Além do cartão GIRO Passe com tecnologia sem-contacto, a partir do dia 15/01/2024, os passes gratuitos, nomeadamente 4_23, +65, Antigo Combatente, Invalidez 0 e Reformado 0, são emitidos em cartão plastificado. 


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> O que é o GIRO Passe?


O GIRO Passe é a solução certa para quem, regularmente, efetua várias viagens ao dia. O número de viagens é ilimitado.
No caso do GIRO Passe, com tecnologia sem-contacto, também pode efetuar carregamento de viagens Pré-compradas. 


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> Onde requerer o GIRO Passe?


A emissão do GIRO passe está disponível nos postos de venda e atendimento HF – Anadia e Pinga , com entrega imediata. No caso dos passes gratuitos, a emissão está disponível no Anadia.
O preço de emissão do cartão GIRO passe é de €5. 


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> Como valido o meu GIRO?

Aproximar o cartão, a cerca de 5 centímetros, do validador. Se tiver mais de dois títulos, por exemplo, um GIRO Passe e um GIRO Bilhete, tenha o cuidado de passar apenas um perto do validador, caso contrário a viagem poderá ser descontada nos dois cartões. bvalido.jpg

Os cartões GIRO plastificados são apenas exibidos ao motorista e sempre que solicitado.

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> O que fazer em caso de erro na validação (sinal vermelho)?


GIRO
Bilhete: Deve comprar o Bilhete de Bordo.
GIRO
Passe: Se apresentar recibo válido do título passe pode efetuar a viagem.
Se não apresentar recibo válido, deve comprar o Bilhete de Bordo.
Em todas as situações deve, posteriormente, dirigir-se a um posto de vendas e atendimento HF (Marina, Pinga, Anadia), para avaliar se a anomalia é ocasionada por problemas eletrónicos ou pelo mau manuseamento do cartão.
 

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> Quando devo validar o GIRO?


Sempre à entrada no autocarro e em todas as viagens que efetuar, seja com o GIRO Passe ou com o GIRO Bilhete.
O GIRO Bilhete durante a viagem é pessoal e intransmissível.
Deve ter sempre consigo o recibo do carregamento, que serve de comprovativo na eventualidade de anomalia do sistema ou do cartão, no caso do GIRO Passe.
Sempre que solicitado, o título de transporte deve ser entregue ao Fiscal para verificação e com a foto visível.


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> E se não validar o meu GIRO?


Se não validar o seu GIRO comete uma infração, punível com coima, nos termos da lei.  As coimas têm valor elevado. Evite-as!


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> As crianças também pagam?


As crianças com idades compreendidas entre os 6 e os 12 anos (inclusive) devem adquirir o GIRO Bilhete pré-comprado de Criança ou o Giro Passe Social 4_23, conforme tarifas e condições em vigor.
O valor do Bilhete comprado a Bordo é o mesmo quer para crianças quer para adultos



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> Qual é o preço do GIRO Bilhete?
Ao efetuar a primeira compra o cartão do Giro Bilhete tem o valor de 0,50€ e pode ser carregado com viagens Pré-compradas as vezes que quiser. Nunca o deite fora. 
  

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> Onde posso recarregar o meu GIRO?

Pode recarregar o seu cartão GIRO passe ou bilhete em todos os postos de atendimento da Horários do Funchal, nas máquinas de venda automática da empresa e nos revendedores autorizados, Payshop e CTT.

Excetuam-se os seguintes casos:
Os passes social 4_23, social +65, social invalidez 0, social reformado 0 e social antigo combatente, são atualizados em data definida (ver talão de carregamento ou no caso dos cartões GIRO plastificados no próprio suporte) nos postos de venda e atendimento HF - Anadia, Pinga ou Marina, mediante comprovação de que se mantêm os requisitos da sua atribuição. 
  

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> Quando devo recarregar o meu GIRO Passe?

O carregamento dos passes sociais, mensais, são efetuados a partir do dia 20 de cada mês, e referem-se ao carregamento do mês seguinte. Sendo possível o seu carregamento até ao dia 19 do mês a que se refere.
Os passes GIRO 15 e 30, podem ser carregados em qualquer altura do mês.


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> Quando devo atualizar o meu GIRO Passe?

Os passes sociais são intransmissíveis e emitidos por um prazo até 12 meses, contados a partir da data de emissão do respetivo perfil, renovável, se for o caso, mediante comprovação de que se mantêm os requisitos da sua atribuição.

A atualização/revalidação do perfil pode ser efetuada num posto de venda e atendimento HF – Anadia, Pinga ou Marina.

 

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> Como posso consultar o saldo do GIRO?

Nos balcões de venda da Horários do Funchal, nas máquinas automáticas da empresa e nos revendedores autorizados. Se utilizar o GIRO Bilhete também poderá consultar o seu saldo nos validadores existentes a bordo dos autocarros.

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> Que cuidados devo ter com o cartão GIRO?

O cartão GIRO tem um circuito eletrónico incorporado e deve ser conservado cuidadosamente sem dobrar, riscar ou molhar. Mantenha-o afastado da humidade, moedas, telemóveis e de outros cartões eletrónicos.

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