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HIBRIMAC

Objetivos:

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O projeto HIBRIMAC surge numa fase em que o desenvolvimento regional se alicerça, cada vez mais, na valorização das vertentes da inovação e do saber, enquanto fatores diferenciadores no aproveitamento de apoios comunitários, também cada vez mais competitivos, numa tendência natural para otimizar os elevados investimentos efetuados nas últimas décadas na construção das grandes infraestruturas básicas. Na mesma medida, são consideradas indispensáveis as apostas na atualização tecnológica e na implementação de sistemas mais atentos à sustentabilidade ambiental.
 
Neste sentido, a Horários do Funchal, irá colaborar com os parceiros do projeto na investigação de tecnologias mais eficientes, sejam elas híbridas ou elétricas, e analisar a viabilidade destas tecnologias num território específico como o Funchal, caracterizado por orografia íngreme e ruas estreitas, pautado por grande densidade populacional.
 
Para a consecução dos objetivos do projeto, o grupo técnico irá avaliar e debater o estudo das alternativas mais adaptadas ao contexto específico das regiões insulares da Macaronésia parceiras do projeto Hibrimac. O programa dessa plataforma de partilha de Know-how passará pelo aprofundamento dos seguintes tópicos:

Análise do mercado internacional de tecnologias inovadoras aplicadas ao transporte público coletivo regional ao nível dos sistemas de propulsão;
Características técnicas mínimas que os veículos deverão respeitar;
Estudo da adequabilidade e das sinergias que poderão advir da importação de novas tecnologias sobre as estratégias de investimento já aprovadas;
Sustentabilidade financeira da componente de inovação;
Análise comparada de custo-benefício por tipologia de investimentos;
Diagnóstico do sistema de logística das frotas de transportes públicos coletivos e estimativa da evolução de custos num horizonte não inferior a 10 anos, incluindo abastecimentos, contratos de manutenção e garantias.
Benchmarking entre indicadores de desempenho dos operadores de transporte público locais; no benchmarking deverá ainda ser criado um grupo de contraste, constituído por regiões periféricas e centrais para situar melhor a especificidade que as Regiões ultra-periféricas (RUP) introduzem.
Análise comparada da moldura legal e regulamentação que enquadra o mercado de transportes públicos coletivos regionais.

 

 
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