ESCOLHA A CARREIRA Calendário Escolar
 
Percursos Carreiras / Bus route maps
Perguntas Frequentes - Novo Tarifário

HIBRIMAC

Enquadramento:

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

O projeto HIBRIMAC insere-se no Programa MAC 2007 – 2013, Cooperação Territorial Europeia. A Cooperação Territorial Europeia foi estabelecida com um dos três objetivos dos Fundos Estruturais para o Período 2007-2013, reforçando desta forma o que até agora tem constituído a iniciativa comunitária INTERREG. O objetivo da cooperação territorial europeia é fortalecer a cooperação à escala transnacional considerando a experiência do período de programação anterior, através de ações dirigidas para alcançar um desenvolvimento territorial integrado e coerente com as prioridades da União Europeia.
 
Ao nível da cooperação correspondente às zonas transnacionais, a Comissão Europeia analisou a utilidade e efetividade das áreas definidas no contexto do INTERREG III B Açores-Madeira-Canárias, e redefiniu-as mantendo o espaço de cooperação transnacional dos arquipélagos da Madeira, Açores e Canárias, com o mesmo âmbito geográfico por se tratar de uma zona para a cooperação transnacional que demonstrou ser suficientemente coerente e que continua a ter interesses e possibilidade comuns que poderão ser desenvolvidas durante o período 2007-2013.
 
Neste sentido, o espaço de cooperação do Programa de Cooperação Transnacional Madeira-Canárias-Açores (MAC 2007-2013) compreende as Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores, bem como a Comunidade Autónoma de Canárias. O programa de Cooperação Transnacional Açores-Madeira-Canárias propõem, como uma das suas principais linhas de intervenção, a cooperação com Países Terceiros da sua zona geográfica e cultural, como se tem vindo a desenvolver durante o período de programação 2000-2006 com o Noroeste da África e América Latina.
 
O objetivo global perseguido pela estratégia adotada pelo Programa consiste em incrementar os níveis de desenvolvimento e de integração socioeconómica dos três arquipélagos fomentando uma estratégia baseada no impulso da sociedade do conhecimento e do desenvolvimento sustentável e melhorar os níveis de integração socioeconómica do espaço de cooperação com os países do seu contexto geográfico e cultural.
 
O projeto HIBRIMAC é composto por 3 parceiros, Cabildo Insular de Gran Canaria (Canárias), Horários do Funchal (Funchal) e Secretaria Regional da Habitação e Equipamentos (Açores).

 

Duração: 2009 a 2012

 
 Image