Page 40 - index
P. 40

  40
Curral das Freiras
Miradouros
Miradouro Eira do Serrado 1
Localizado a 1.095 metros de altitude, permite desfrutar de uma espetacular vista sobre a freguesia do Curral das Freiras e as montanhas que a circundam. A partir da Eira do Serrado, a vila do Curral das Freiras aparenta ser uma cratera de um vulcão, mas não é mais que um grande vale de erosão.
Cultural
Igreja de N. Senhora do Livramento 2
No centro da freguesia o visitante poderá apreciar a beleza da sua igreja matriz, Igreja de N. Senhora do Livramento. A Festa de Nossa Senhora do Livramento, padroeira da paróquia, tem lugar no último domingo de agosto.
Passeios a pé
PR 2 – Vereda do Urzal (Curral
das Freiras – Lombo do Urzal)
A partir do centro do Curral das Freiras, pode ainda ter um contacto mais estreito com a natureza fazendo alguns passeios a pé, nomeadamente a caminhada até à freguesia da Boaventura.
Distância: 10,6 km Tempo: 4h30 min
Este percurso inicia-se na Fajã dos Cardos - Curral das Freiras, e percorre
   o antigo caminho de ligação entre a costa sul e a costa norte da ilha da Madeira.
O trilho é sempre a subir até atingir a Boca das Torrinhas, sendo a partir daí a descer até ao Lombo do Urzal – Boaventura. Na Boca das Torrinhas tem a possibilidade de aceder ao Pico Ruivo PR 1.3.
O cenário na Boca das Torrinhas
é admirável, quer pelo contraste entre o cume dos picos que rodeiam o Curral das Freiras, quer pela própria panorâmica do vale.
Eventos
Amostra do Brigalhó
A amostra do Brigalhó realiza-se em maio. Brigalhó é um tubérculo típico do Curral das Freiras usado no passado para aniquilar a fome quando escasseava a comida.
Festa da castanha
O Curral das Freiras celebra anualmente a Festa da Castanha
a 1 de novembro. Símbolo do outono, o evento é muito popular devido ao entretenimento, à comida e à bebida tradicional, onde os visitantes podem provar as várias especialidades feitas com castanha.
Presépio
Na época de Natal, pode visitar um mega presépio que aqui se elabora, retratando as tradições e vivências daquela comunidade.
           








































































   38   39   40   41   42