Page 33 - index
P. 33

Câmara de Lobos
SERVIÇO URBANO | CARREIRAS: 01 3 33 ladeada pelo mar. É o local onde
    Para visitar a cidade de Câmara de Lobos poderá utilizar a carreira 3, com saída na paragem Cimentos Madeira, S (871A) ou a carreira 01 na paragem Ponta da Laranjeira (871)
e deslocação a pé até ao centro a 1 Km, cerca de 10 minutos.
Nota: é possível fazer a viagem nos autocarros da Rodoeste www.rodoeste.pt
A denominação Câmara de Lobos remonta dos tempos da descoberta da Madeira pelos navegadores Gonçalves Zarco e Tristão Vaz Teixeira, em 1419. Estes ter-se-ão inspirado tanto no aspeto da baía da terra acabada de descobrir, como no facto de, nessa altura, existirem neste local uma enorme quantidade de lobos-marinhos.
Câmara de Lobos é um porto piscatório que dista cerca de 8 km da capital, o Funchal. Está rodeada de vinhedos, é conhecida pelo excelente Vinho Madeira e é hoje o centro de pesca do peixe-espada preto.
Miradouros
Miradouro do Salão Ideal 1
Miradouro situado à entrada da Cidade de Câmara de Lobos, junto à antiga sala de cinema "Salão Ideal". Deste local pode vislumbrar-se uma magnífica panorâmica sobre a baía de Câmara de Lobos e Cabo Girão.
1. Baía piscatória
2. Miradouro Winston Churchill 3. Igreja S. Sebastião
Miradouro de Winston Churchill 2
tradicionalmente residia a classe piscatória camaralobense, sendo hoje um aprazível jardim que oferece uma vista rara.
Segundo alguns autores, o ilhéu de Câmara de Lobos teria sido também o local da primeira residência de João Gonçalves Zarco.
Cultural
Igreja Matriz S. Sebastião 4
Igreja dedicada a S. Sebastião,
foi edificada no século XVI e reformulada nos séculos XVII e XVIII. Possui um altar-mor rico, em talha dourada.
A associação de Churchill a este miradouro fica marcada pela colocação, no local, de uma moldura contendo uma foto de Winston Churchill a pintar a baía de Câmara de Lobos e também de um painel platinado de bronze, mostrando um cavalete de pintura e a inscrição “Aqui pintou em 1950 Winston Churchill”.
Ilhéu de Câmara de Lobos 3
É um rochedo sobranceiro ao mar, apresentando-se no seu aspeto global como uma pequena ilha, ainda que só a sul e sudeste seja
    1.
  2.
3.










































































   31   32   33   34   35