Page 22 - index
P. 22

  22
Centro do Funchal
Sé Catedral
A sua beleza arquitetónica está associada às linhas hispano-árabes e romano-góticas.
Construída em 1514, possui um dos mais belos tetos de Portugal feitos em madeira da Ilha. O cadeiral
da capela-mor baseada no estilo flamengo, a porta principal com linhas góticas, e as peças de talha dourada do séc. XVII evidenciam algumas das características arquitetónicas do período manuelino.
Largo e Igreja do Colégio
Esta bela obra dos jesuítas apresenta uma talha dourada do séc.XVII que é considerada como uma das mais valiosas peças de talha seiscentista portuguesa. Exibe também azulejos e pinturas dos sécs.XVII e XVIII.
Colégio dos Jesuítas
Com mais de quatro séculos de história, o Colégio dos Jesuítas do Funchal está aberto ao público para visitas guiadas e para várias atividades culturais.
Câmara Municipal do Funchal
Antigo Palácio do Conde Carvalhal, o edifício foi adquirido pelo município, constituindo hoje a sede da Câmara Municipal do Funchal. Este palácio é um harmonioso exemplo da arquitetura do fim do séc. XVIII, do qual consta um pátio
   interior revestido de azulejos com uma fonte.
Museu de Arte Sacra
Este museu apresenta importantes núcleos de pintura flamenga dos Sécs. XVI a XVIII, escultura religiosa dos Sécs. XVI a XVIII e ourivesaria sacra dos Sécs. XVII e XVIII.
Mercado dos Lavradores
Vale a pena conhecer este mercado, que é um ponto de referência
na linguagem urbanística, arquitetónica e funcional da cidade do Funchal.
Testemunho puro da arquitetura característica do Estado Novo, num estilo que oscila entre a art deco dos anos 30 e o modernismo, o Mercado dos Lavradores apresenta dois painéis de azulejos na entrada principal e vários painéis no interior, cuja produção foi
da outrora famosa Fábrica de Sacavém, entretanto extinta.
Localizado muito próximo da
zona histórica de Santa Maria, no Mercado, vive-se um ambiente
de rebuliço, próprio de qualquer mercado. Neste, no entanto, ressalta a multiplicidade de cores e odores das lindas flores que a todos inebriam. Estrelícias, orquídeas, proteias, rosas, antúrios, catleyas, camélias são expostas e vendidas pelas desenvoltas floristas, também trajadas de vivas cores com o fato típico regional.
       











































































   20   21   22   23   24